Coffito proíbe venda de drenagem linfática em sites de compra coletiva

25-08-2011 12:45

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) proibiu ontem a venda de serviços de fisioterapia e terapia ocupacional, por meio de sites de compra coletiva.

Os tipos mais comuns de tratamentos oferecidos pelos sites são a drenagem linfática, radiofrequência e aplicação de Manthus.

Para Roberto Cepeda, presidente do Coffito, “o profissional tem de fazer uma primeira avaliação e só depois indicar um procedimento. Com a venda pelos sites, isso é ignorado".

A punição será de advertência e até suspensão do exercício profissional.

Drenagem Linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem para estimular o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado. Com esse processo a fisioterapeuta consegue eliminar o excesso de líquido e toxinas presentes na linfa e nos gânglios linfáticos.

Diferente do que muitas pessoas pensam para a drenagem linfática funcionar não é necessário sentir dor. A finalidade da técnica é distribuir os líquidos presos entre as células, a fim de eliminá-los. O interessante dessa técnica é que ela pode ser muito relaxante. A dor acontece quando o local está inflamado ou com cicatriz recente.    

A drenagem linfática não modela o corpo, mas diminui a incidência da celulite. Segundo especialistas, a celulite é gerada por um processo de retenção de líquidos que acarretam em uma má oxigenação dos tecidos, sem a devida nutrição ele endurece até formar os nódulos, conhecidos como celulite.

Por causa das contra indicações da drenagem linfática que o Coffito decidiu proibir a venda nos sites de compra coletiva. Especialistas afirmam que mulheres com o diagnóstico de tumores, abscessos e nódulos não identificados não podem fazer a técnica.

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário