Olheiras? Não!

15-07-2011 13:17

 

As causas das olheiras são várias: desidratação, retenção de líquido, hereditariedade e cansaço.  Elas incomodam e são a segunda queixa mais comum em consultórios dermatológicos.

 

O primeiro procedimento que o paciente tem que ter é descobrir qual é a causa das olheiras. Para as olheiras que surgem por causa do cansaço, uma boa noite de sono já ameniza o roxo de baixo dos olhos.

 

Para aquelas olheiras que tem a causa na hereditariedade os dermatologistas recomendam a aplicação de ácido hialurônico, uma ou duas vezes no ano. 

Além de tratamentos com o seu dermatologista seguem algumas dicas caseiras do site  para evitar essas indesejáveis olheiras:

 

Receitinha da vovó
Fazer compressas com chá de camomila é uma saída simples para suavizar as olheiras. Prepare a medida para um sachê de chá de camomila (sem açúcar), coloque na geladeira até que fique bem geladinho, umedeça um algodão no chá e coloque ao redor dos olhos por quinze minutinhos. A camomila tem propriedades relaxantes e a temperatura da compressa faz com que o inchaço na região diminua e as olheiras se tornem menos visíveis.

O bom e velho protetor solar
É sempre importante usar óculos escuros, mesmo quando o Sol não está forte! Passar protetor solar na região em volta dos olhos também é muito necessário. Uma dica para você que passa corretivo e ele parece escorrer com o passar do dia: substitua aquele protetor solar mais oleoso, por um protetor labial. Passe apenas na região em volta dos olhos e veja como ele segura a maquiagem por mais tempo. É importante que o fator de proteção do filtro solar seja no mínimo 30.

 

Beba bastante água e descanse bem

Durma no mínino oito horas por dia e beba pelo menos dois litros de água por dia. Se isso, nenhum creme e nenhuma compressa vai adiantar nada.

Hidratação de fora para dentro
A região das olheiras possui menos colágeno e elastina, por isso devemos hidratar essa região para que a pele fique mais firme. Os cremes que têm vitamina K na fórmula são indicados. Aplique o creme fazendo  movimentos de fora para dentro, de preferência antes de dormir.

 

Truques de maquiagem também são super bem vindos! Cada cor de olheira pede um tom de corretivo:

- Olheiras arroxeadas: corretivo amarelo
- Olheiras esverdeadas: corretivo rosado
- Olheiras amarronzadas: corretivo bege
- Olheiras acinzentadas: corretivo laranja

Sugestão de puata da leitora BELLA Ofélia Bhering