Você já ouviu falar de Outubro Rosa?

06-10-2011 15:07

 

Outubro Rosa é um movimento popular comemorado em todo o mundo que visa à luta contra o câncer de mama e a prevenção pelo diagnóstico precoce. A cor rosa foi escolhida para simbolizar a luta das mulheres contra essa doença.

 

O movimento começou nos Estados Unidos com ações separadas durante o mês de outubro, mas após a aprovação do Congresso Americano, Outubro foi escolhido como o mês nacional americano de prevenção do câncer de mama.

 

A ação é simples: as cidades se enfeitavam, inicialmente com laços rosas em locais públicos. Com o crescimento do movimento outras ações começaram a fazer parte, como corridas, desfile de moda com modelos que acabavam de sair do tratamento de câncer de mama.

 

O movimento no Brasil

Aqui no nosso país, a primeira iniciativa do Outubro Rosa foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, ou Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo no dia 2 de outubro de 2002. Monumentos históricos como o Cristo Rendentor, no Rio de Janeiro, a Fortaleza da Barra, em Santos, já fizeram parte do movimento enfeitados com uma luz rosa.

 

Belo Horizonte adere ao movimento

 

Oito prédios da nossa capital de Minas Gerais receberam a iluminação rosa no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, que é comemorado no dia 5 de Outubro. Além disso, Minas Gerais vai oferecer as mineiras um caminhão equipado com mamógrafo em 11 cidades do estado.  

Comentários

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário